Boas Práticas de Desenvolvimento de Aplicações SharePoint, Por Que Não Usar?

Você já programou regra de negócio no Button_Click de algum formulário ASP.NET? Se você ficou em dúvida, é porque já colocou alguma regra lá, mesmo que simples. É bem comum hoje em dia os desenvolvedores utilizarem boas práticas de desenvolvimento e técnicas cada vez mais avançadas. E para projetos SharePoint, será que esses mesmos cuidados são seguidos? Neste post vamos discutir um pouco a respeito desse assunto e referencias sobre algumas boas práticas.

O exemplo do Button_Click serve para falarmos sobre algo básico nos dias atuais: conceitos de orientação a objetos e seu uso na vida real. Se você perguntar a qualquer desenvolvedor se ele conhece os conceitos e sabe utilizar de verdade, ele vai responder que sim e realmente sabe. A questão é que por alguns motivos, seja prazo do projeto ao qual está atrasado, e com isso, a pressão de entregar o projeto o mais rápido possível; insatisfação com o empregador e por isso falta de interesse em fazer as coisas bem feitas; falta de capricho no trabalho, falta de processo da empresa, etc. O que importa é que existem diversos motivos e talvez a falta de conhecimento não seja o principal.

Independentemente do tipo de projeto, isso acontece. Em algumas tecnologias talvez menos do que as outras, mas sempre existe. A questão que quero levantar é essa, quando falamos de projetos SharePoint. Como os projetos SharePoint geralmente consistem em diversos componentes separados e desacoplados entre si – geralmente em sua maioria web parts, o cuidado acaba sendo menor do que em projetos ASP.NET. Acredito que o post Entendendo o Desenvolvimento para SharePoint possa ajudar a explicar a diferença entre desenvolvimento ASP.NET e SharePoint. Na verdade com o modelo de apps para o SharePoint 2013 esse cenário mudou um pouco, mas não vou entrar nesse assunto agora.

O SharePoint tem alguns assuntos clássicos de boas práticas como o uso correto do dispose do SPSite e SPWeb, o threshold de listas,  uso do SPList.GetItems(SPquery) ao invés de SPList.Items, etc. O link Best Practices: Common Coding Issues When Using the SharePoint Object Model fala de diversos desses problemas e boas práticas de como evitá-los. Ele é referente ao SharePoint 3.0 (2007), mas muita coisa ainda se aplica. Recomendo a leitura.

Além de estudarmos e aprendermos as boas práticas de desenvolvimento – e aplicá-las obviamente, podemos utilizar ferramentas para nos ajudar a avaliar se o que estamos fazendo está de acordo com essas boas práticas. Não gosto de falar muito de ferramentas de terceiros, mas essa eu achei bem interessante: SharePoint Code Analysis Framework ou SPCAF. Ela faz a análise do pacote WSP e realiza diversas análise. O uso da ferramenta é facilidato e grande parte dos resultados leva a links da Microsoft com as recomendações. A ferramenta é paga.

Sendo assim, quando for desenvolver para SharePoint tenha em mente os seguintes pontos:

  • Utilize boas práticas de desenvolvimento de aplicações (qualquer tecnologia) e ASP.NET – a orientação a objetos e novas técnicas de desenvolvimentos vieram para lhe ajudar, use-as;
  • Leia e aprenda as boas práticas de desenvolvimento para SharePoint, com certeza seu cliente ficará mais satisfeito com o resultado final e a chance de aparecerem problemas tende a ser menor. Quando melhor você desenvolver da primeira vez, menos trabalho vai ter arrumando;
  • Utilize ferramentas para validar se o que você fez está de acordo com as boas práticas, elas economizam muito tempo. Mas além de usar, entenda o que ela está reportando, não altere simplesmente porque ela sugere, mas entenda e veja se realmente faz sentido para o seu contexto.
  • As boas práticas servem para serem utilizadas e existem diversos motivos para cada um dos itens existentes. Siga-as e seja feliz!

 

Referências

Anúncios

Uma resposta to “Boas Práticas de Desenvolvimento de Aplicações SharePoint, Por Que Não Usar?”

  1. Danilo Nogueira Says:

    Muito bom o post, Fabian! Deve estar encontrando muita caca em clientes… hehehehe


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: