Editando a Conexão do User Profile do SharePoint 2010 para Adicionar Filtros de Exclusão

Em algumas situação é necessário fazer filtros no serviço de User Profile do SharePoint para que ele não traga todos os usuários do Active Directory (AD). A forma mais simples, sem usar filtros, é configurando a conexão com o AD para buscar de alguma Unidade Organizacional (OU) especifica. Mas, apenas isso, nem sempre é suficiente. Existem cenários onde é importante que sejam feitos filtros mais refinados, como por alguma propriedade do usuário.

Neste post vou mostrar como configurar a conexão do User Profile com o AD para adicionar filtros.

Para fazer o procedimento deste post é necessário que você tenha uma conexão com AD funcionando, não vou falar sobre a configuração da conexão aqui.

Para isso vamos criar um cenário de teste. Tenho um AD com mais de 10.000 usuários e os nomes são todos bem sugestivos, começando pelo Usuario01 e terminando no Usuario10000. Neste caso vamos criar um filtro pela conta do usuário onde os usuários que contenham o nome Usuario20 (Usuario20, Usuario200, Usuario201, Usuario2000, etc) não apareçam mais no User Profile.

A primeira coisa a fazer é verificar se existem algum usuário com a conta que comece com Usuario20. A imagem 01 mostra a consulta sendo feita nos perfil de usuários existentes. Veja que foram retornados mais de 50 usuários.

UserProfileConnectionFilter01

Imagem 01: Verificando a pesquisa de usuários com o Usuario20

 

Agora vamos configurar a conexão do User Profile com o AD, para isso acesse a opção Configure Syncronization Connections, conforme a imagem 02.

UserProfileConnectionFilter02

Imagem 02: Acessando a opção para configurar a conexão do User Profile com o AD

 

Selecione a conexão e então a opção Edit Connection Filters, conforme a imagem 03.

UserProfileConnectionFilter03

Imagem 03: Acessando a opção para editar os filtros da conexão

 

O próximo passo é adicionar os parâmetros para o filtro. No meu caso selecionei o atributo userPrincipalName, operador contains e o valor Usuario20. Repare que existem diversos campos que podem ser utilizados. Depois de configurado o filtro é necessário clicar no botão Add para adicionar o filtro. A imagem 04 mostra mais detalhes sobre esta tela.

UserProfileConnectionFilter04

Imagem 04: Adicionando os parâmetros para o filtro

 

Execute a sincronização do User Profile para o filtro fazer efeito.

Depois da sincronizacão completa, vamos à consulta de perfis de usuário e informe o valor Usuario20, repare que nenhum resultado é retornado, conforme a imagem 05.

UserProfileConnectionFilter05

Imagem 05: Consultando pelo usuário Usuario20

 

Com esse resultado podemos concluir que o filtro funcionou, ou que, o serviço de User Profile não está retornando nenhum usuário. Para testar a segunda hipótese, vamos buscar por outro valor como Usuario21. Veja na imagem 06 que houveram resultados.

UserProfileConnectionFilter06

Imagem 06: Consultando pelo usuário Usuario21

 

Desta forma podemos concluir que o filtro funcionou conforme o esperado.

Trabalhar com os filtros das conexões do User Profile com o AD pode ser um ótimo recurso para a sua solução SharePoint. O melhor de tudo é que é mais um recurso nativo que pode ser explorado.

Anúncios

2 Respostas to “Editando a Conexão do User Profile do SharePoint 2010 para Adicionar Filtros de Exclusão”

  1. Kaléu Says:

    Ótimo post. Apenas um alerta para que for “brincar” com os filtros: cada vez que a conexão deixa de trazer um usuário que tinha um perfil no User Profile, o SharePoint apaga esse perfil. Portanto um filtro mal feito pode apagar inadvertidamente perfis de usuário, sem nenhum aviso prévio!

    • Fabian André Gehrke Says:

      Oi Kaléu,

      Muito obrigado pelo comentário, sempre é bom ter cuidado e saber o que está fazendo quando for fazer em produção. Por isso recomendo sempre fazer em um ambiente de teste/homologação antes para ver se o comportamento é o esperado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: