Construindo Workflows Sem Tarefas

Geralmente quando fazemos workflows utilizamos tarefas para apoiar o usuário em suas pendências. O uso de tarefas permite visualizar o que precisa ser executado, fazer integração  com o Outlook e receber e-mails de tarefas atrasadas. Este é um processo que o SharePoint automatiza e facilita com flexibilidade e eficiência. Mas nem sempre queremos usar esses recursos, as vezes buscamos algo mais simples, onde o usuário simplesmente pretende alterar um valor de um campo no documento que está sob o workflow ou receber o lembrete de uma tarefa atrasada.

Neste post vou mostrar algumas atividades que podem ser utilizadas para a criação de workflows sem tarefas no SharePoint Designer 2010.

Imagine o seguinte cenário: o documento que irá passar pelo processo irá ficar 10 dias em edição, depois disso irá automaticamente para aprovação e quando o valor do campo Aprovação for igual a aprovado, irá ser concluído. A aprovação do documento será dada nas propriedades do próprio documento, não necessitando de tarefas para isso.

O SharePoint 2010 possui algumas atividades de workflows que poderão nos ajudar implementar este workflow, como as seguintes:

  • Pause for Duration: pausa o workflow pelo tempo definido, que pode ser em minutos, horas ou dias;
  • Pause Until Date: pausa o workflow até a data definida;
  • Wait for Field Change in Current Item: pausa o workflow até o campo tenha o valor esperado.

As imagens 01, 02 e 03 mostram em detalhe essas atividades no SharePoint Designer.

WFSemTarefas01

Imagem 01: Pause for duration

 

WFSemTarefas03

Imagem 02: Pause Until Date

 

WFSemTarefas02

Imagem 03: Wait for Field Change in Current Item

 

Desta forma, para implementarmos o workflow de exemplo, podemos adicionar a atividade Pause for duration com 10 dias de pausa e depois colocar a atividade Wait for Field Change in Current Item com o campo Aprovação igual a aprovado. Dessa forma o fluxo ficará pausado por 10 dias e quando a aprovação for feita, ele irá continuar. Este segundo independente do prazo.

Essas atividades são opções interessantes na criação de workflows, seja eles com ou sem tarefas. Composições entre várias tarefas podem ser usadas para enriquecer a entrega de valor para o usuário.

Anúncios

4 Respostas to “Construindo Workflows Sem Tarefas”

  1. Fabiano Beraldi Says:

    O que pode levar um fluxo de trabalho não executar após a pausa ser concluída? Ou seja, fica eternamente “Em andamento” ?

  2. Elton Says:

    Fabian,

    também tive um problema parecido, o fluxo fica em pausa e com o status do fluxo como “Em Andamento”, porém dentro do histórico do fluxo acusa “Falha ao iniciar”.
    O WF foi desenvolvido através do Sharepoint Designer 2010


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: