Utilizando a App do Bing Maps no Excel

Uma das várias novidades que vieram com o Office 2013 foram as Apps. Com ela podemos utilizar apps como utilizamos nos celulares, tablets, sistemas operacionais e até em video games.

Neste post vou mostrar como utilizar a app do Bing Maps, que como o nome sugere, permite que dados da planilha Excel sejam exibidas no mapa do Bing, dentro do Excel.

As apps do Office 2013 são feitas com base em HTML e JS, dessa forma elas irão funcionar no Excel instalado na máquina do usuário ou através do Office Web Apps que será exibido dentro do SharePoint.

Vá na guia Insert e selecione o app Bing Maps. Se você nunca utilizou ele ele não irá aparecer nessa opção, mas você pode seleciar em See All e buscar por ele e instalar. A imagem 01 mostra o app sendo adicionado.

BingMapsExcelApp01

Imagem 01: Adicionando a app do Bing Maps

 

Quando o app é adicionado ele mostra uma opção para inserir dados de exemplo, dessa forma podemos ver a estrutura de dados necessárias para fazer com que ele plote no mapa as informações que queremos, conforme a opção Insert Sample Data exibida na imagem 02.

BingMapsExcelApp02

Imagem 02: Inserindo dados de exemplo

 

A imagem 03 mostra uma tabela com estados, coluna 1 e coluna 2, onde com a sigla do estado o Bing reconhece o estado e plota no mapa. Quando qualquer valor for adicionado, o mapa será atualizado automaticamente.

BingMapsExcelApp03

Imagem 03: Visualizando os dados de exemplo

 

Para fazer um outro exemplo, criei uma tabela de cidades com as colunas carros, ônibus e metrô. Para fazer o mapa atualizar com a nova fonte de dados, selecione os dados e clique na opção Plot locations, conforme a imagem 04. O mapa será atualizado os lugares exibidos conforme a imagem 05.

BingMapsExcelApp04

Imagem 04: Adicionando dados e plotando no mapa

 

BingMapsExcelApp05

Imagem 05: Vendo o mapa atualizado

 

O app utiliza o nome da primeira coluna para definir o que está sendo exibido. Nos dados de exemplo eram estados, nos que eu montei são cidades e outras tabelas podem ser montadas.

Para mais informações sobre esta app acesse o link http://office.microsoft.com/en-us/store/bing-maps-WA102957661.aspx?queryid=257a5033%2D23e3%2D426b%2Da330%2D8f94c6eb48f8&css=bing%20maps&CTT=1.

Com este post podemos ver como as apps trouxeram novidades que irão ajudar os usuários em suas rotinas de trabalho. Imaginem o que pode ser feito apenas com essa app demonstrada, agora imagina o número de possibilidades que temos com as outras apps ou apps que podemos fazer.

Anúncios

5 Respostas to “Utilizando a App do Bing Maps no Excel”

  1. Evento DevBrasil Day–Como Foi | Fabian André Gehrke Says:

    […] Uma das demos que mostramos na palestra, que no caso foi a demo mais aplaudida, foi a utilização da apps do Bing no Excel, como descrita no post Utilizando a App do Bing no Excel  (https://fabiangehrke.com.br/2013/07/15/utilizando-a-app-do-bing-maps-no-excel/). […]

  2. Carlos Eduardo de Sousa Says:

    Pessoal,

    Alguém já tentou criar alguma coisa relacionada ao Estado do Pará?
    Todos os Estados plotam as informações no gráfico, mas para este, nada é disponibilizado e os dados estão corretos na planilha.
    Alguém pode me ajudar?
    Obrigado!

  3. Matheus Varela Says:

    Bom Fabian, Gostaria de tirar uma dúvida.
    É possível coloca esse aplicativo dentro de uma planilha do Excel e a planilha em um site Sharepoint sendo que o aplicativo contido na planilha funcione na visualização no site?

    Quando eu uso, esse aviso é exibido “Este aplicativo não esta disponível no Excel Web App”

    Grato


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: