SharePoint 2013 Workflows: Engine 2010 versus Engine 2013

O SharePoint 2013 trouxe um novo engine de workflows e com isso novas possibilidades, já fiz alguns posts sobre o assunto Workflow. Mas, mesmo com isso, não está claro se devemos utilizar um engine ou outro, o engine 2013 faz tudo que o 2010 faz? Posso utilizar os dois em conjunto?

Neste post vamos discutir algumas coisas relacionadas a este assunto. Não pretendo falar sobre tudo, apenas algumas ideias iniciais. Para pessoas que estão iniciando com o SharePoint 2013, o novo engine trouxe muitos recursos que vão revolucionar a forma de fazer workflows no SharePoint 2013, mas não vamos falar sobre isto neste post. O objetivo é falar como utilizar o poder do engine 2013 junto com o engine 2010.

Para começar, recomendo a leitura das referências sobre as atividades existentes em cada engine Workflow actions quick reference (SharePoint 2010 Workflow platform) e Workflow actions quick reference (SharePoint 2013 Workflow platform). Com isso é possível concluir que o Engine 2013 trouxe muitas coisas novas, mas várias atividades existentes no 2010 foram removidas. Talvez por causa da nova arquitetura, que não está mais dentro do SharePoint como a engine 2010, mas vamos ver como resolver algumas coisas que só podem ser feitas com o engine 2010.

Uma atividade que utilizo muito no engine 2010 é a Send Document Set to Repository, que move/copia um documento para o organizador de conteúdo aplicar as regras de roteamento de documentos (para saber mais sobre o organizador de conteúdo, veja as referências). No engine 2013 essa atividade não existe. Algo que seria similar é a atividade Copy Document, mas o comportamento dela é estático, copiando o documento sempre para o mesmo lugar. Com o organizador de conteúdo temos várias regras que podem ser configuradas sem alterar o workflow, apenas via configuração das regras. Sem o organizador de conteúdo, precisamos colocar as regras diretamente no workflow, o que pode ser muito trabalhoso, deixando o fluxo ilegível e fazendo com que sofra muitas alterações para regras novas. Se utilizamos a atividade Copy Document para copiar um documento para a biblioteca de redistribuição, o evento do organizador de conteúdo não é executado, tornando este o endereço final do documento.

Como resolver isso? O engine 2010 faz algo que eu preciso, o engine 2013 faz coisas que eu preciso também. Não consigo fazer um fluxo com ambos ao mesmo tempo? Como resolver?

Pelos workflows que já fiz com o engine 2013, digo que este cenário vai ser comum e para resolver isso utilizei a atividade Start a List Workflow, que serve para iniciar um outro workflow. Esta atividade é nova e veio muito a calhar. Com ela eu posso fazer o meu workflow com o engine 2013 e chamar workflows auxiliares com o engine 2010 para realizarem tarefas específicas, como utilizar o organizador de conteúdo. Com isso, tenho o melhor dos dois mundos. Só que preste atenção, esta atividade é nova no engine 2013, se você fizer o workflow no engine 2010 e tentar chamar um workflow no 2013, não vai conseguir.

Gostei muito da possibilidade de poder chamar workflows com engine 2010 a partir de workflow engine 2013. Isso nos dará uma flexibilidade muito grande, podendo associar recursos exclusivos do engine 2010 com os novos recursos do engine 2013. É importante exclarecer que apenas workflows do engine 2013 podem chamar workflows do engine 2010, é a única combinação possível.

 

Referências

Anúncios

4 Respostas to “SharePoint 2013 Workflows: Engine 2010 versus Engine 2013”

  1. Alterações Permissões de Documentos Sob Workflows | Fabian André Gehrke Says:

    […] A atividade de alteração de permissões do documento não existe no engine 2013, mas para isso você pode fazer um fluxo auxiliar utilizando o engine 2010, como mostrei recentemente no post SharePoint 2013 Workflows: Engine 2010 versus Engine 2013. […]

  2. Editando o Email da Tarefa Atribuída do Processo de Aprovação do Workflow do SharePoint 2010 | Fabian André Gehrke Says:

    […] workflow foi criado e excutado no SharePoint Designer 2013 e SharePoint 2013, mas feito com o engine 2010, o que significa que pode ser feito no SharePoint […]

  3. Editando o E-mail da Tarefa Atribuída do Processo de Aprovação do Workflow do SharePoint 2010 - Fabian André Gehrke - Site Home - MSDN Blogs Says:

    […] workflow foi criado e executado no SharePoint Designer 2013 e SharePoint 2013, mas feito com o engine 2010, o que significa que pode ser feito no SharePoint […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: