Os Workflows do SharePoint 2013 Sumiram!

Imagine você receber um email do usuário falando: “Os usuários estão adicionando os documentos no portal mas não estão recebendo as tarefas de aprovação deles”. Então você abre o SharePoint e analisa o que está acontecendo, e constata que realmente o workflow não foi executado. Você abre o SharePoint Designer 2013 e verifica as configurações do seu workflow mas, ao abrir a seção de workflows do SharePoint Designer, você só vê workflows feitos com o engine 2010.

A primeira coisa que vem à sua cabeça é um monte de palavrão e começa a pensar quem foi a pessoa que exclui os workflows. Pensa se tem backup e como irá justificar para o seu chefe ou outras pessoas como que o workflow sumiu. Cadê os logs? O backup vai funcionar? Quem foi que apagou? Em quem vou colocar a culpa (menos né, essa já é demais).

Neste post vamos discutir algumas coisas que podem ocasionar este comportamento, veremos que provavelmente não será por exclusão e sim por outros motivos.

Como já vimos em outros posts neste blog, o SharePoint 2013 possui um novo engine de workflow, que roda de forma isolada ao SharePoint. Quando uso o termo “forma isolada” quero dizer em uma estrutura separada e não mais “dentro” do SharePoint. Este conceito muda muita coisa sobre a forma com que os administradores vão interagir e configurar com esses serviços.

Com base nisso, se tivermos problemas com o serviço de workflow, muito provavelmente os workflows não irão aparecer no SharePoint Designer e nem no site SharePoint. Dependendo do problema.

Então, se os workflows não tiverem aparecendo, o primeiro passo é verificar se o serviço está configurado adequadamente. Para isso, existem um artigo muito útil chamado Troubleshooting Workflow Manager 1.0 Management and Execution.

Outra dica que pode ser útil é verificar se o service application do workflow está associado ao web application. Caso você tenha mais de um service group, isso se torna muito relevante e pode lhe economizar muito tempo e dor de cabeça.

As principais dicas eram essas, espero que ajudem você a ganhar algum tempo e evitar dores de cabeças.

Anúncios

Uma resposta to “Os Workflows do SharePoint 2013 Sumiram!”

  1. Os Workflows do SharePoint 2013 Sumiram! - Fabian André Gehrke - Site Home - MSDN Blogs Says:

    […] Post completo em Os Workflows do SharePoint 2013 Sumiram! […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: