Como Configurar o Agendamento da Busca no SharePoint 2010

A busca do SharePoint 2010 é feita de forma agendada, ou seja, de tempos em tempos o SharePoint executa a busca para procurar por novos conteúdos e poder mostrá-los como resultado na busca.

Neste post vamos ver como configurar este agendamento.

O agendamento é feito no serviço de aplicativo de busca, a partir da Administração Central. Acesse o aplicativo de serviço e vá no link fontes de conteúdo, conforme a imagem 01.

Imagem 01: Editando as fontes de conteúdo da busca

 

Neste link serão listados todas as fontes de conteúdo que o SharePoint está utilizando para buscar os resultados para a busca. A fonte padrão é a sites locais do SharePoint, que são todos os sites do SharePoint. Clique em editar, conforme a imagem 02, para mudar o agendamento.

Imagem 02: Editando a fonte de conteúdo do SharePoint

 

Desça o cursos até a seção de agendamento, conforme mostra a imagem 03. É aqui que vamos definir os 2 tipos de agendamento: completo e incremental, onde o completo faz a busca total do conteúdo e a incremental apenas as alterações feitas desde o último rastreamento (crawl). Clique em criar agendamento.

Imagem 03: Configurando o agendamento do rastreamento (crawl)

 

A imagem 04 mostar como configurar o agendamento, a seção tipo define se o agendamento será executado diariamente, semanalmente ou mensalmente. A seção configurações irá definir a frequência da execução do rastreamento, onde podemos informar a frequência que será executado, depois o intervalo dentro desse período. A imagem 04 está configurada de forma que o rastreamento será executado todos os dias, a cada 5 minutos a partir das 12:00 AM. O número 1400 significa o número máximo de minutos que será executada, no caso, 1440 minutos é o número de minutos de 1 dia. Se tivesse colocado 50 minutos, a busca iria começar às 12:00 e iria terminar às  12:50, a partir daí apenas às 12:00 do próximo dia é que a busca será executada novamente.

Imagem 04: Configurando o agendamento do rastreamento (crawl)

 

É importante levar algumas coisas em consideração:

  • O rastreamento de conteúdo, seguido pela indexação do mesmo, é um processo que irá onderar o servidor, quanto mais constante for feito, mais recursos do servidor serão necessários;
  • Monitore a busca para ver o tempo que ela leva, evite deixar o agendamento menor do que o tempo do rastreamento. Por exemplo, o rastreamento leva 15 minutos e você configura para ser executado de 10 em 10 minutos, isso não será algo saudável para o servidor;
  • O rastramento completo leva muito mais tempo do que o incremental, considere fazer uma vez por dia ou até uma vez por semana. Em compensação, o incremental execute entre uns 15 min e 2 horas. Veja o que for melhor para o seu cenário. Se o usuário ter que esperar muito tempo para o seu documento aparecer na busca, ele não ficará feliz.
Anúncios

Uma resposta to “Como Configurar o Agendamento da Busca no SharePoint 2010”

  1. [Pergunta] Resultado da Busca não Está Sendo Atualizado « Fabian André Gehrke Says:

    […] Twitter Facebook RSS ← Meu Primeiro App para o Excel Como Configurar o Agendamento da Busca no SharePoint 2010 → […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: