[Pergunta] Preciso do Visual Studio no Mesmo Servidor do SharePoint para Desenvolver para SharePoint?

Pergunta

Estou tentando realizar este post mas se sucesso, só consigo instalando o Visual Studio no servidor? não é possivel desenvolver de meu computador?

Resposta

Para desenvolver para o SharePoint 2010 é necessário que o SharePoint 2010 e o Visual Studio 2010 estejam instalados na mesma máquina. Essa “mesma máquina” pode ser no computador do desenvolvedor que roda Windows 7 ou Windows XP, instalando o SharePoint 2010 no modo de compatibilidade com o sistema operacional cliente ou em um ambiente virtual, seja ele no computador do desenvolvedor ou em algum servidor de virtualização. Neste caso o ideal seria instalar o Windows Server 2008 R2, o SharePoint 2010 e o Visual Studio. A vantagem do cenário de virtualização é que posso ter várias VMs, onde cada uma seja para um cliente ou projeto distinto. É importante prestar atenção ao hardware, é interessante ter 8 GB de memória ou perto disso, mesmo o requisito mínimo sendo 4 GB, o que poderá ficar lento, conforme o que estiver sendo feito.

Referências:

Anúncios
Publicado em Q&A. Tags: . 4 Comments »

4 Respostas to “[Pergunta] Preciso do Visual Studio no Mesmo Servidor do SharePoint para Desenvolver para SharePoint?”

  1. Jose Henrique Says:

    vejam esse post (http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-no-sharepoint-2010-sem-a-instalacao-de-um-servidor-local/26165) dá para usar o Visual Studio sem necessariamente ter o SharePoint na mesma maquina.

    • Fabian André Gehrke Says:

      José, esse link que vc mandou é uma alternativa, mas não sei o quanto ela irá ajudar. O debug fica complicado e esse não é um cenário proposto pela Microsoft. Acho que é mais dor de cabeça do que ganho real. Não recomendo este cenário, fica por sua conta e risco.

      • Jose Henrique Says:

        Vou testar e depois informo quanto ao Debug, mas é uma alternativa tanto para não quem não pode instalar o Visual Studio no Servidor do SharePoint como também para quem não pode instalar o SharePoint 64 bits num equipamento com poucos recursos.
        É como vc colocou uma alternativa não oficial que ainda não sei de todos os riscos envolvidos, mas achei valido a dica para quem precisa de acesso rapidamente como eu.

        Abs,

      • Fabian André Gehrke Says:

        Jose,

        Concordo que é uma alternativa, mas se vc estiver falando de uma empresa (e não de um dev domestico) é muito mais barato comprar uma máquina um pouco melhor do que pagar o cara para ficar quebrando cabeça. Esse é apenas a minha opinião, opinião de alguém que já sofreu muito com esse tipo de coisa. Realmente sem máquina, a dor de cabeça sera grande, independente da solução.

        Por outro lado, o SharePoint 2013 resolveu isso, agora não preciso ter o Visual Studio na mesma máquima e tenho Apps.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: