Fazendo a Configuração da Farm no Modo Automático no SharePoint 2013 Preview

Depois do SharePoint instalado e da Farm criada, o próximo passo é fazer a configuração dos aplicativos de serviço (Service Applications). São eles que nos possibilitam recursos como Busca, Excel Services, Access Services, Perfil de Usuários, Visio Services, entre outros.

Existem duas maneiras de criar os aplicativos de serviço: manualmente, criando serviço por serviço, onde o trabalho é maior mas o nível de controle também superior. Podemos informar quais usuários que irão executar o serviço, nome do banco de dados e outras, isso tudo depende do tipo do serviço de aplicativo. A outra forma é utilizar o wizard de configuração da Farm, ele faz tudo com as configurações padrão e facilitam muito na configuração da Farm. Mas é importante ressaltar que ele não deve ser usado em todos os ambientes, cenários mais simples são uma boa opção, cenários médios deve ser considerado e cenários complexos muito dificilmente utiliza-se.

Neste post vamos ver mais detalhes sobre o wizard de configuração da Farm no SharePoint 2013 Preview.

As informações contidas neste post são da versão Preview do SharePoint 2013, elas podem sofrer alterações até o lançamento do produto.

A configuração da Farm é feita na Administração Central, que é o aplicativo web criado no momento da criação da Farm. Acesse a opção “Configuration Wizards”, conforme a imagem 01.

wizardfarm01

Imagem 01: Acessando o wizard de configuração da farm

A página inicial do wizard é exibida, clique em “Launch the Farm Configuration Wizard”, conforme a imagem 02.

wizardfarm02

Imagem 02: Iniciando o wizard de configuração da Farm

A tela questionando se você deseja tornar o SharePoint melhor com o programa “Customer Experience Improvement” é exibida, ele irá coletar alguns dados do seu ambiente. Selecione qualquer das opções e prossiga. A imagem 03 mostra a tela.

wizardfarm03

Imagem 03: Seleção da Participação no programa “Customer Experience Improvement”

A página exibida foi a de boas-vindas ao configurador da Farm, a partir deste ponto é que o processo inicia realmente. Selecione a opção “Start the Wizard”, conforme a imagem 04.

wizardfarm04

Imagem 04: Iniciando o wizard de configuração da Farm

A imagem 05 e 06 mostram a tela de configuração do wizard da Farm, nela o usuário que irá rodar os serviços e selecionar quais serviços serão configurados durante esta execução. O wizard da Farm pode ser executado diversas vezes. As imagens 05 e 06 são só partes da página, ela possui diversos outros serviços, dependendo de que SharePoint você tem instalado: SharePoint Foundation, SharePoint Server Standard ou SharePoint Server Enterprise. Clique em “Next” para iniciar o processo.

wizardfarm05

Imagem 05: Selecionando a conta de usuário que irá executar os serviços

wizardfarm06

Imagem 06: Selecionando os aplicativos de serviço que serão configurados

O wizard está sendo executado, conforme a imagem 07. Ele costuma demorar vários minutos, porque nesse processo todo ele tem que criar diversos bancos de dados, provisionar serviços e demais configurações. O tempo será de acordo com o número de serviços selecionados.

wizardfarm07

Imagem 07: Wizard de configuração da Farm sendo executado

A imagem 08 mostra os aplicativos de serviço criados. Essa página não aparece após a conclusão do Wizard, mas pode ser acessada a partir da página principal da Administração Central.

wizardfarm08

Imagem 08: Aplicativos de serviços criados

Anúncios

2 Respostas to “Fazendo a Configuração da Farm no Modo Automático no SharePoint 2013 Preview”

  1. Instalando o SharePoint 2013 « Fabian André Gehrke Says:

    […] Fazendo a Configuração dos Serviços da Farm no Modo Automático no SharePoint 2013 Preview […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: