[Pergunta] Como funciona o modelo metro no Windows 8?

Pergunta

Modelo desktop é muito parecido com o Windows 7? Me conte mais sobre isto. Ele desativa o metro e ativa o menu iniciar, é isto?

Resposta

Não existe mais menu inicial, ao pressionar a tecla Windows a tela com a interface metro aparece, ao pressionar novamente ela some. Não existe uma chave para virar metro e não metro, é tudo sempre disponível, depende do uso que você estiver utilizando.

Por exemplo, existem 2 Internet Explorer disponíveis, um com interface metro e outro o padrão desktop. Para escolher um ou outro é só clicar no atalho de um ou outro. Posso abrir programas metro, que são tela cheia e não exibem nenhuma barra ou desktop normal, o qual você já está acostumado.

Ao fazer o login no Windows, que pode ser o login do Live.com, você verá a mesma tela que está sendo exibida na imagem 01. Essa é a tela principal do Windows, podemos dizer que ela substitui o menu inicial e é muito mais rica.

Imagem 01: Menu metro do Windows 8

Se você usar o Windows 8 em um dispositivo que não tenha tela toutch, como notebook ou desktop, você pode acessar o menu Desktop através do tile que está destacado na imagem 01. A imagem 02 irá aparecer, que é exatamente o desktop que já estamos acostumados. Reparem que botão do menu inicial sumiu, mas você pode arrastar o mouse bem para o canto inferior esquerdo (um pouco mais para o canto do que o menu Iniciar ficava) que uma mini janela irá ser exibida e assim você pode acessar o menu principal da imagem 01 novamente. A tecla “Windows” continua funcionando, ela abre ou fecha o menu principal metro.

Imagem 02: Desktop do Windows 8

Agora vou dar um exemplo de aplicação, baixei o software para a integração com o SkyDrive para o Windows Explorer, a imagem 03 mostra o programa funcionando na interface desktop.

Imagem 03: Windows Explorer exibindo os dados do SkyDrive

A imagem 04 mostra o SkyDrive nativo do Windows 8 que utiliza a interface metro.

Imagem 04: SkyDrive nativo do Windows 8 com interface Metro

Espero que tenha ficado claro o “chaveamento” de uma interface para outra, eu uso muito pouco a interface metro por não ter uma tela toucht e gostar de ver as coisas da forma que sempre via, não vejo motivo para usar a metro em tudo no desktop, apenas para situações específicas. Quando for utilizar algum dispositivo toutch, com certeza utilizarem mais metro do que a desktop.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: