Novo Conceito no SharePoint 2013: Apps

Ums das primeiras coisas que fui fazer no SharePoint Online do Office 365 Preview foi criar uma lista, como de costume fui no menu ações do site, que agora é um ícone, e procurei a opção para criar uma lista ou biblioteca. A opção não estava mais lá, então acessei a opção “Add an app”.

Neste post vamos ver mais sobre o conceito de apps do SharePoint 2013 Preview.

As informações contidas neste post são da versão Preview do SharePoint 2013, elas podem sofrer alterações até o lançamento do produto.

Pelo que podemos ver no site, todo o tipo de conteúdo do site agora se chama app, se você entrar na opção “View Site Contents” vai ver que tudo que é exibido é um app ou um subsite. Pelo visto alguns padrões estão sendo adotados aqui.

Com isso então, podemos afirmar que uma lista ou biblioteca, que antes eram chamadas de lista ou biblioteca (rs), agora são chamadas simplesmente de apps.

Para explicar melhor o que estou dizendo vou mostrar os passos de criação de uma lista customizada, reparem que tem todos as telas é sempre utilizado o termo App. A imagem 01 mostra o menu de ações do site para a adicionar uma app.

Imagem 01: Criando uma app

 

A página para adicionar apps é exibida e nesta estão disponíveis todos os templates de listas e bibliotecas disponíveis. A imagem 02 mostra a seleção do template “Custom list”.

Imagem 02: Selecionando o template de app custom list

 

A tela com a confirmação da inclusão é exibida, conforme a imagem 03.

Imagem 03: Confirmando a inclusão da lista customizada

 

Defina o nome e mais opções caso desejar, conforme a imagem 04.

Imagem 04: Definindo no nome da lista

 

A página de todo o conteúdo do site é exibida, repare na imagem 05 que a lista customizada que criamos está disponível.

Imagem 05: App livros criado

 

A imagem 06 mostra a lista criada, com um item cadastrado. Impressionante como a interface padrão está mais limpa e destaca os pontos importantes.

Imagem 06: App de livros sendo exibida com um item cadastrado

 

A ideia de tratar tudo como app é interessante, acaba simplificando o entendimento das coisas. Agora nos resta aprofundar mais no assunto e ver o poder do novo recurso. Tá na cara que é muito mais do que uma mudança de nomenclatura para uma mudança de conceito.

Ao acessar o site Build apps for Office and SharePoint pude perceber que a ideia é relamente esta, mas um pouco mais além. Ao invés de tratar apenas o conteúdo do SharePoint como um app agora será possível os desenvolvedores criarem e publicarem apps para o SharePoint e Office. Deverá seguir o conceito de market place que já temos no Windows Phone e está sendo criado no Windows 8.

Anúncios

7 Respostas to “Novo Conceito no SharePoint 2013: Apps”

  1. Adicionando Apps da SharePoint Store no SharePoint Online Preview « Fabian André Gehrke Says:

    […] post Novo Conceito no SharePoint 2013: Apps falei sobre o conceito de apps que agora está presente no SharePoint 2013. Neste post vou falar de […]

  2. Bruno Banfi Says:

    Fabian, bom dia.
    Não consigo visualizar as imagens.
    Abraços

    • Fabian André Gehrke Says:

      Bruno,

      Acredito que o Skydrive deve ser bloqueado onde vc está tentando acessar o site, se vc tentar de casa deverá funcionar. Nos posts mais novos estou carregando as imagens diretamente para o WordPress, para evitar esse problema.

  3. Desenvolvendo Apps Online para o SharePoint 2013 « Fabian André Gehrke Says:

    […] O SharePoint 2013 veio com o conceito de apps, seguindo a linha de outros produtos como o Windows Phone 7, Windows 8 e também até mesmo o Office 2013, veja o post: Novo Conceito no SharePoint 2013: Apps. […]

  4. Desenvolvendo Apps Online para o SharePoint 2013 - Fabian André Gehrke - Site Home - MSDN Blogs Says:

    […] O SharePoint 2013 veio com o conceito de apps, seguindo a linha de outros produtos como o Windows Phone 7, Windows 8 e também até mesmo o Office 2013, veja o post: Novo Conceito no SharePoint 2013: Apps. […]

  5. Adicionando Apps da SharePoint Store no SharePoint Online Preview - Fabian André Gehrke - Site Home - MSDN Blogs Says:

    […] post Novo Conceito no SharePoint 2013: Apps falei sobre o conceito de apps que agora está presente no SharePoint 2013. Neste post vou […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: