Provisionando o Site do Project–PWA

O Project Web Access – PWA é o site do Project que os membros do projeto e o Project Professional acessam para trabalhar com os projetos. Sem ele não seria possível trabalhar com projetos no servidor.

Após a instalação e configuração do Project Server, é necessário provisionar o PWA. Neste post vamos ver como provisionar o PWA.

Na versão 2010 do Project Server, ele foi concebido como um aplicativo de serviço do SharePoint 2010 Server, por isso é obrigatório fazer a instalação do SharePoint Server 2010 com os recursos Enterprise habilitados na farm. Na versão 2007 o Project também dependia do SharePoint, mas era do SharePoint Services 3.0 e o instalador do Project instalava o SharePoint.

O Project Server é um ótimo exemplo de construção de aplicativos sobre a plataforma SharePoint, ele utiliza os recursos do SharePoint para interação com o usuário mas trata a regra de negócio e armazenamento de dados de forma específica, ele cria bancos de dados e disponibiliza serviços para os desenvolvedores acessarem seus dados.

Para este post é necessário que o Project Server já esteja configurado na farm, esse passo não faz parte deste post, vamos falar apenas sobre o provisionamento do PWA.

O primeiro passo é acessar a Administração Central do SharePoint 2010 e então acessar a opção “Gerenciar aplicativos de serviço”, conforme a imagem 01.

Imagem 01: Acessando os aplicativos de serviço do SharePoint 2010

Na página de aplicativos de serviço procure pelo “Aplicativo de Serviço do Project Server”, se ele não existir procure por outro nome, conforme foi definido na criação. Se mesmo assim não existir, possivelmente o serviço de aplicativo do Project não foi criado, crie para dar continuidade. A imagem 02 mostra o link do aplicativo de serviço do Project.

Imagem 02: Acessando o aplicativo de serviço do Project Server

Ao contrário dos sites SharePoint que são criados no gerenciamento de coleções de sites, os sites do Project são criados diretamente no serviço de aplicativo do Project. Clique em “Criar Site do Project Web App”, conforme a imagem 03.

Imagem 03: Começando a criação do site do PWA

A página com as configurações do PWA será exibida, a imagem 04 mostra a tela inteira. Você pode alterar os dados conforme necessário, pode alterar o aplicativo web, o endereço, usuário administrador, nome dos bancos de dados, etcs. No exemplo atual eu deixei tudo com o valor padrão, não é necessário alterá-las para que funcione, apenas se você tiver necessidades específicas, o que é bem comum.

Imagem 04: Página de criação do PWA.

A página do serviço de aplicativo do Project Server volta a ser exibida só que agora com o progresso do provisionamento do PWA. Esse processo é feito em background e o progresso é exibido na tela, conforme imagem 05.

Imagem 05: PWA está sendo criado

Após alguns minutos o site do PWA é informado como “Fornecido”, conforme imagem 06, a partir de agora o site está pronto para ser acessado.

Imagem 06: PWA criado com sucesso

Para acessar o site informe o endereço dele no navegador. Ele deverá ser idêntico ao site da imagem 07.

Imagem 07: Site do PWA

Agora é só começar a trabalhar com os projetos e utilizar todos os benefícios do Project 2010.

Anúncios
Publicado em Dicas, Project. Tags: . 2 Comments »

2 Respostas to “Provisionando o Site do Project–PWA”

  1. Hezequias Vasconcelos Says:

    Muito bom o post Fabian.

  2. Cristian Batista Says:

    Muito bom heim,
    Criei um ambiente em casa e não tava achando nada bom para me ajuda r a criar o PWA.
    Agora sim!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: