Meus Recursos Favoritos do Windows 8

O Windows 8 não foi lançado ainda, mas já está disponível para download e avaliação na fase beta. Como não podia ficar de fora, já instalei e estou utilizando o Windows 8 desde a primeira versão pública.

Neste post vou comentar os meus recursos favoritos do Windows 8.

Virtualização

Como trabalho com SharePoint e sempre tenho ele instalado nos micros que eu utilizo, a virtualização se tornou parte importante do meu trabalho e estudo.

Até então eu utilizava o Windows Server 2008 R2 instalado no notebook por causa do Hyper-V. Cogitei instalar o Virtual PC, Virtual Box, VMWare mas sempre caía na problema deles virtualizarem via software no Windows 7 e não via hardware como o Hyper-V ou outras tecnologias de virtualização de servidor. Pode parecer pouco, mas quanto menos “potência” perdermos melhor vai ser para utilizar as máquinas virtuais.

Agora com o Windows 8 e o recurso nativo de Hyper-V (é nativo, mas vem desabilitado por padrão) consegui abandonar o uso do Windows Server nas minhas estações. Pode parecer besteira, mas utilizar um sistema operacional de servidor na estação, mesmo que com o Desktop Experience instalado, não chega aos pés de uma versão de cliente como o Windows 7 ou 8.

Além disso, outro problema que eu tinha é que o notebook geralmente ficava conectado a rede wireless e não ao cabo de rede. Mas o Hyper-V do Windows Server 2008 R2 não trabalha com placas wireless, apenas com a de rede, por isso para fazer funcionar a internet nas VMs eu tinha que fazer diversas configurações que eram um pouco complicadas. Devido a outras configurações já feitas tive diversos problemas e não conseguia fazer funcionar – desculpem mas meus conhecimentos nessa área não eram suficientes para resolver o problema sozinho.

A versão do Hiper-V no Windows 8 trabalha com placas wireless, alegria total, além de poder utilizar um Windows cliente para virtualizar também estou conseguindo conectar as minhas vms na internet utilizando a wireless.

Abrir Arquivos ISO

Abrir arquivos ISO  – montar como se fosse uma unidade de CD/DVD – nunca foi um desafio grande para usuário do Windows, existem diversas ferramentas que fazem isso a muito tempo. Mesmo assim, ter um recurso nativo do sistema operacional é bem melhor, não preciso instalar e ou comprar produtos que façam isso, não terei problemas de incompatibilidade, e ficou mais fácil para usuários leigos.

Dois Modos de Interface

A interface metro é realmente algo que ficou muito bom no Windows 8, no início você estranha um pouco mais logo se acostuma e pensa como conseguiu viver tanto tempo sem ela. É uma das grandes novidades do Windows 8, principalmente por operar em telas sensíveis ao toque.

Mas aí veio a dúvida: e eu que não tenho tela touch? A resposta veio sozinha e fiquei surpreso como ficou bom. Existem dois modelos de interface: metro e desktop, onde a metro é voltada para dispositivos touchs como tables/notebooks e o modelo desktop para quem não possui tela touch. O modelo desktop é muito parecido com o Windows 7 mas contém diversas melhorias que facilitam e ajudam bastante o usuário.

Integração de Contas com o Sistema Operacional

Assim como o Windows Phone 7, o Windows 8 possui suporte nativo a várias contas de e-mail e redes sociais. Fiquei surpreso em ter esse tipo de recurso na minha estação. Ficou muito bom.

Para quem não conhece o funcionamento do Windows Phone 7, é possível cadastrar diversas contas de emails como Exchange (corporativo), Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outras, contas do LinkedIn, Facebook, Live.com, Twitter e gerenciar tudo de forma centralizada e nativa pelo sistema operacional do telefone. Com esse recurso posso associar os contatos iguais mas de fontes diferentes, por exemplo, tenho um contato na conta do Twitter e do Gmail, o WP7 sugere para mim que são o mesmo contato e associa um no outro mostrando para mim como se fosse um contato único e os que ele não consegue associar eu posso fazer isso manualmente. Além disso posso fazer uma postagem no Twitter e Facebook ao mesmo tempo.

Anúncios
Publicado em Dicas, Windows. 4 Comments »

4 Respostas to “Meus Recursos Favoritos do Windows 8”

  1. Alexsandro (@alexsandro_xpt) Says:

    Modelo desktop é muito parecido com o Windows 7?? me conte mais sobre isto. Ele desativa o metro e ativa o menu iniciar, é isto?

  2. alexsandro_xpt Says:

    Muito bom!! valew 🙂 eu confundi quando voce tinha dito que seria dois modos de interface. Achei que era modos por dispositivo, mas não, referia os dois modos nativos! 🙂

    Mudando de assunto, eu to muito feliz em saber que o Windows 8 vem com Hyper-V nativo, agora não iremos precisar do Virtual Box em!! 🙂 Uso muito maquinas virtuais, cada uma com um proposito evitando o OS principal livre leve e solto e independente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: