Preciso de Ferramentas para Trabalhar!

Ultimamente tem sido muito comum profissionais pediram algum tipo de ajuda e colocarem o seguinte comentário: “Mas não posso utilizar o SharePoint Designer e o Visual Studio”. Neste post vamos falar um pouco sobre este assunto.

Me digam, como que alguém trabalha sem ferramentas? Pode ser que seja possível, mas não conheço nenhuma forma. As ferramentas, desde a antiguidade, servem para ajudar o homem na execução das suas tarefas. Na informática isso não é diferente e no SharePoint muito menos.

O SharePoint por si só através do navegador faz muito coisa, faz sim, só que o grande diferencial dele é o poder de customização, que para isso envole o SharePoint Designer e/ou o Visual Studio. Sem eles as customizações ficam comprometidas, como vamos criar um workflow ou um tipo de conteúdo externo (BCS) sem o SharePoint Designer ou Visual Studio? Não dá! O uso de customizações no Sharepoint geralmente é fator decisivo nos projetos, no post Entendendo o Desenvolvimento Para Sharepoint falo um pouco sobre o assunto.

Se você quer trabalhar, tenha as ferramentas; se você quer que os seus funcionários, membros da equipe, consultores trabalhem, dê as ferramentas a eles e deixem usá-las ao máximo. Caso contrário o projeto “não vai rolar” da forma desejada e o usuário não ficará satisfeito e com isso nem o cliente. Depois não adianta colocar a culpa na equipe ou no SharePoint, a culpa é de quem limitou o uso de ferramentas no projeto.

Para trabalhar, são necessárias as ferramentas adequadas.

Anúncios

2 Respostas to “Preciso de Ferramentas para Trabalhar!”

  1. Leandro Says:

    Muito bom.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: