Como Começar a Contribuir com a Comunidade?

Overview

É normal encontrarmos pessoas interessadas em contribuir com as comunidades técnicas, mas que sentem dificuldades em descobrir as maneiras de fazer isso e de quais programas poderia participar.

Este post tem como objetivo mostrar um pouco sobre as formas com que as pessoas podem contribuir e alguns dos programas da Microsoft que tem por objetivo reconhecer essas pessoas.

Solução

Antes de tudo, o que significa “contribuir com a comunidade”? No meu ponto de vista é qualquer auxílio que uma pessoa dá para outra, focando no seu crescimento como profissional e até como pessoa. Existem várias formas de contribuir, como por exemplo, com a criação de conteúdo em blogs e publicações online e impressas; participando de fóruns; palestrando, organizando eventos presenciais ou on-lines; e atuando em comunidades regionais.

Agora que já identificamos algumas formas de contribuir, como fazê-lo?

  • Blogs: criar um blog próprio ou participar de um blog de alguma comunidade existente. Existem vários blogs que são mantidos por várias pessoas. O WordPress é uma ótima ferrramenta de blog, além de ser gratuito;
  • Artigos online: existem vários sites focados em tecnologias ou em algum produto específico que estão interessados em pessoas para produzir conteúdo. Um bom exemplo de comunidade online é o Canal TechShare, focado em SharePoint. Procure por alguma comunidade que fale de algo que você se interessa e entre em contato  com eles para ser um colaborador;
  • Artigos impressos: a circulação de revistas impressas está diminuindo cada vez mais, é uma pena, mas algumas delas continuam vivas e geralmente tem um conteúdo muito bom. As revistas impressas costumam ter conteúdo mais variado, falando de várias tecnologias e produtos diferentes. Procure a revista que você se interessa em mandar material e fale com eles para definir um tema e as regras da publicação, como tamanho do artigo, formatação, etcs.;
  • Fóruns: participar de fóruns é uma atividade muito gratificante, porque ao contrário dos itens anteriores que você cria o conteúdo e as pessoas leem, no fórum muitas vezes são postados dúvidas e problemas reais que a pessoa do outro lado está tendo. É comum terem respostas do tipo: “muito obrigado, você salvou o meu dia”. Para começar a participar dos fóruns, entre no fórum do TechNet ou MSDN, escolha um tema que domina ou quer dominar e tente responder às perguntas existentes;
  • Wiki: é a forma mais colaborativa de conteúdo que existe, um usuário cria um artigo e publica na wiki, os demais podem alterar para complementar e enriquecer o material original. Atualmente a Wiki está apenas em idioma Inglês, mas seu conteúdo já conta com muito material em português, que está identificado com a sigla pt-br no título dos artigos. A Wiki é uma iniciativa muito interessante e permite ao usuário interagir com a edição do conteúdo, o que não é possível em publicações “normais” como sites, blogs e comunidades online.
  • Eventos presenciais: são muito importantes para levar o conhecimento técnico de forma mais próxima a quem se destina. Organizando ou palestrando em eventos presenciais podemos ajudar a fortalecer o conhecimento de tecnologias e produtos às pessoas de nossa região, além de estar ali frente a frente com o público respondendo perguntas e dando dicas. Para cadastrar um evento entre no site co CEA (Comunidade em Ação) que é o departamento da Microsoft destinado a apoiar as comunidades técnicas e preencha a planilha de cadastro com todas as informações do evento e envie para o e-mail do CEA.
  • Eventos online: geralmente são compostos de um ou mais webcasts, o bom é que geralmente um webcast nunca vem sozinho. A comunidade costuma organizar várias palestras online durante uma semana ou em um dia, geralmente focadas em um assunto e/ou produto/tecnologia. Há algum tempo atrás participei da semana de web casts de Sharepoint, que reuniu diversos “SharePointers” do Brasil para falar de SharePoint. Para fazer um webcast submeta a planilha para o CEA (mesmo procedimento de um evento presencial);
  • Comunidades regionais: além de todo o apoio online que podemos dar, é importante fazer atividades regionais, ou melhor dizer, criando e mantendo grupos de usuários regionais. Geralmente são feitos a nível de município, por questões de geografia. Mas comumente pessoas de outras cidades participam das reuniões. Esses grupos costumam ter reuniões mensais para abordarem algum tema específico em cada reunião. Geralmente alguém do grupo é responsável por levar um tema para discussão, a reunião começa com a apresentação do tema com uma mini-palestra, depois disso as discussões começam. O ponto forte dessa dinâmica é o incentivo à participação dos membros, onde qualquer um pode apresentar o tema. Muitas vezes as pessoas começam desta forma e continuam a contribuir por outros meios. Para ver as comunidades locais cadastradas no CEA acesse o site Comunidade e grupos de usuário.

Contribuir com a comunidade é uma tarefa muito gratificante, você pode ajudar outras pessoas a resolverem problemas que sozinha talvez não fossem não conseguiriam, ou iriam levar muito tempo. Mas a Microsoft também está de olho nessas pessoas que contribuem, por isso existem vários programas de reconhecimento, vamos ver abaixo alguns deles:

  • Microsoft Community Contributor – MCC: é o programa de reconhecimento pelas contribuições nos fóruns oficiais da Microsoft. Pessoas com alto nível de contribuição nos fóruns MDSN e TechNet são premiados com o MCC Award, que tem como principal benefício o acesso completo a livros da MS Press no site Safari Books Online, é um reconhecimento anual;
  • Most Valuable Professional – MVP: é principal programa de reconhecimento da Microsoft, onde são reconhecidos profissionais com alto grau de contribuições e conhecimento técnico. Muitas vezes essas pessoas são referência de algum produto/tecnologia a nível nacional. Os MVPs são nomeados por tecnologia/produto, por exemplo, SharePoint, Azure, ASP.NET, C#, etcs. Como principais benefícios estão o contató próximo ao time de produtos da Microsoft, o MVP Summit, que é um encontro com todos os MVPs do mundo nos EUA, assinatura do TechNet e MSDN e um líder nacional do programa. O MVP Award é um reconhecimento anual;
  • Microsoft Student Partner – MSP: é programa que atua com alunos de cursos de graduação ou superior (pós graduação, mestrado, etcs), tem como objetivo estreitar o relacionamento da Microsoft com os alunos e universidades. Para se tornar um MSP é necessário participar de um processo seletivo que acontece a cada dois anos. Entre os principais benefícios está a assinatura do MSDN, oportunidade de estágio remunerado na Microsoft, um líder nacional para o programa.
  • Microsoft Techinal Audience Contributos – MTAC: é um programa novo de relacionamento da Microsoft Brasil com a comunidade técnica. É uma iniciativa nacional e visa reconhecer próxima as pessoas que mais contribuem com a comunidade, com exceção dos MVP’s e MSP’s. O principal benefício é a participação do evento Community Zone.
  • Microsoft Certified Trainer – MCT: não é um programa de reconhecimento pelas contribuições, é algo que pode ser conquistado com certificações. Coloquei aqui para poder falar um pouco dela e de seus benefícios. MCT’s são os instrutores oficiais de treinamentos Microsoft, ou seja, para fazer qualquer treinamento oficial de produtos Microsoft, é necessário um MCT. Assim MCT’s tem um papel muito grande na disseminação do conhecimento para seus alunos. Existem dois grandes diferenciais aos outros programas: MCT é um trabalho remunerado e os requisitos são diferentes, enquanto nos anteriores você faz um trabalho voluntário e é reconhecido, aqui você precisa fazer as certificações de nível profissional no produto que você se interessa e depois submeter um formulário para a Microsoft, em alguns dias o seu MCT é aprovado. Os principais benefícios são a assinatura do TechNet Subscription e licença dos produtos da TechSmith como o Camtasia Studio (para produção de vídeos) e o Snagit (para trabalhar com print screens de telas), além do acesso total a todos os treinamentos oficiais da Microsoft e Courseware Library. Deve ser renovada todo ano.

Existem vários programas, mas como eles se relacionam? Podemos dizer que o MVP é o programa mais importante e os demais são caminhos para chegar nele. Sendo um MSP, MCC e/ou MTAC você já está sendo reconhecido pelas suas contribuições com a comunidade, continue contribuindo para quem sabe um dia ser nomeado MVP.

Caso você ainda não participa de nenhum programa, comece hoje mesmo a contribuir para ajudar a comunidade ser reconhecido, participar dos programas e receber os seus benefícios. Se você já participa, continue participando, a comunidade agradece.

Anúncios
Publicado em Eventos. 11 Comments »

11 Respostas to “Como Começar a Contribuir com a Comunidade?”

  1. Como Começar a Contribuir com a Comunidade? « SharePointersBR Says:

    […] Mais > Like this:LikeBe the first to like this post. […]

  2. Djonatas (@djonatastenfen) Says:

    Parabéns pelo post, bem abrangente 🙂 Gostei 😀

  3. Blogando Microsoftabio Oliviera Says:

    Parabéns pelo post! Muito bem elaborado!

  4. André Lage Says:

    Ola André,

    Bom post e bastante detalhado,
    Tanta contribuição e dedicação tambem deve ser balanceada com experiencia de trabalho e aproveitar a vida tambem :).
    Um bom relacionamento com as pessoas e empresas e com um conhecimento tecnico torna o nosso conteudo partilhado mais rico, nao façam como objectivo fornecer o maximo de conteudo mas o melhor conteudo!!! 🙂 as pessoas irao respeitar mais, tudo leva o seu tempo e sempre se atinge os objectivos é apenas uma questao de levar o trabalho com seriedade e confiança 🙂
    Nao vivam o SharePoint mas vivam a vida com o SharePoint. 🙂

    Cumprimentos,
    André Lage

  5. Fernando Correia Says:

    Fabian, obrigado por compartilhar estas informações. Está bem completo!

  6. Hezequias Vasconcelos Says:

    Muito bom o post Fabian, parabéns, agora é convocar é contribuir e contribuir..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: