Automação da Instalação do SharePoint 2010 com o AutoSPInstaller

Overview

A instalação do SharePoint deve ser feita com muito cuidado e com tomando todas as medidas necessárias. O processo de instalação se divide em 2 etapas:

  • Instalação dos binários: instalação dos pré-requisitos do SharePoint, instalação dos binários do SharePoint, pacotes de idioma e updates e configurações no servidor;
  • Configuração da farm: criação de uma farm nova ou ingressar o servidor em uma farm existente, configuração dos serviços e aplicativos web.

Esses passos são muito importantes para termos um ambiente SharePoint “saudável”, pois não é apenas fazer a instalação “Next, next, finish” e seguir todos os wizards para o ambiente funcionar 100%, algumas atividades extras devem ser feitas. Mas como resolver isso de forma satisfatória?

Solução

Temos algumas opções para resolver isso para sempre, uma delas é montar um manual passo a passo, algo como um check list de atividades a serem feitas na instalação e configuração do SharePoint ou automatizar a instalação com scripts.

Algumas das principais vantagens de utilizarmos scripts para automatizar o processo de instalação:

  • Reaproveitamento: fazendo o script uma vez podemos reaproveitá-lo diversas vezes em outros ambientes ou no mesmo;
  • Agilidade: só executar os script que a “mágica” acontece, não é preciso ficar na frente do computador esperando os diversos processos serem feitos. A instalação é feita basicamente com um clique e alguns inputs de dados;
  • Padronização: todas as instalações serão semelhantes e seguirão o mesmo padrão.

Agora que já vimos algumas vantagens da instalação e configuração com scripts ao invés da tradicional, o próximo passo seria criar um script bem bacana para fazer isso, correto? Não né, está errado, por que começar a fazer do zero se já existem bastante material na internet?

Se procurarmos na internet vamos achar vários trechos de script e irão nos ajudar a compor o nosso, outra alternativa muito mais interessante é pegar o pacote que está no Codeplex chamado AutoSPInstaller for SharePoint 2010. Ele possui tudo o que precisamos para fazer uma instalação e configuração do SharePoint bem feita, caso você queria mudar alguma coisa, para utilizar algumas particulariedades e/ou padrão da empresa, também pode.

Anúncios

3 Respostas to “Automação da Instalação do SharePoint 2010 com o AutoSPInstaller”

  1. Automação da Instalação do SharePoint 2010 com o AutoSPInstaller « SharePointersBR Says:

    […] Solução Like this:LikeBe the first to like this post. […]

  2. Valdir Says:

    Como vai Fabian?

    Eu estou tentando instalar o SharePoint 2010 usando este script, configurei os usuarios seguindo o link: http://blog.lekman.com/2010/11/automated-sharepoint-2010-installations.html no entanto nao consigo localizar o erro que esta apresentando na tela de comando: Exceçao ao chamar “Invoke” com “2” argumentos: Não foi possivel localizar o nome do grupo. voce faz ideia do que pode estar ocorrendo?
    muito obrigado Fabian pela ajuda.

    • Fabian André Gehrke Says:

      Valdir,
      Tem que ver a sintaxe do comando direitinho, veja a linha que está dando erro e veja quais são os parâmetros esperados e veja se o script está fornecendo eles corretamente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: