Navegação do SharePoint 2010

Overview

A navegação do SharePoint é dividida em duas partes principais: menu superior, onde contém a navegação principal do site e o menu lateral, que contém a navegação interna do site. Além delas temos outros elementos de navegação que auxiliam o usuário e são controlados automaticamente pelo SharePoint como o breadcrump e o menu de hierarquia.

Os elementos da navegação são simples, mas a pergunta é: Como editá-los?

Solução

A navegação do SharePoint pode ser configurada de duas formas, a primeira delas presente no SharePoint Foundation ou no SharePoint Server sem a feature de publicação habilitada, ela trata o menu superior em lugares diferentes, e a outra maneira é através do menu de navegação, presente apenas no SharePoint Server com a feature de publicação habilitada, que possui muito mais recursos que a anterior. Vamos descrever cada uma delas.

Como falei no início, a navegação basicamente é composta do menu superior e menu lateral, a imagem 01 mostra com mais detalhes a posição de cada uma delas.

Imagem 01: Exibindo os locais padrão da navegação do SharePoint

 

Imagem 02: Acessando as configurações do site

Obersação: tome muito cuidado ao trabalhar com links no SharePoint, evite sempre que possível informar a URL completa, informe sempre relativa. Exemplo: ao invés de colocar um link como sendo http://portal.azeroth.com/Paginas/Pagina01.aspx, informe /Paginas/Pagina01.aspx. Tome isso como regra sempre que possível. Alguns lugares não será possívei utilizar assim, então use o endereço completo mesmo. Esse tipo de ação é importante para evitar futuros problemas, se o endereço do servidor for alterado, se você tiver colocado endereço relativo, não sofrerá impacto, caso contrário deverá alterar todos os links

 

Navegação do SharePoint Foundation / SharePoint Server Padrão

A navegação que vamos ver neste tópico é a navegação do SharePoint Foudation e a navegação padrão do SharePoint Server, ou seja, sem a feature de publicação ativa, que por padrão vem desabilitada na maioria dos templates de site padrão.

Assim como a navegação básica é dividida em duas parte, as configurações do SharePoint também são. Por isso existem duas opções para a configuração dos menus: Início rápido, que configura o menu lateral e Barra de links superior, que configura o menu superior. A imagem 03 mostra onde ficam essas opções na página de configurações do site.

Imagem 03: Acessando as opções de navegação do SharePoint

 

Acassando a opção Início Rápido (menu lateral) temos a possibilidade de criar títulos ou links, onde títulos são links que serão exibidos em maior destaque que os links, ou seja, podem ser utilizados para o agrupamento de links. A imagem 04 mostra as opções de criação de ambos e ainda todos os menus laterais existentes para o site.

Imagem 04: Criando um novo link de navegação

 

Para criar um link de navegação é necessário informar a URL, o nome que será exibido no menu e o título em que ficará agrupado, conforme a imagem 05. Os títulos devem ser previamente cadastrados.

Imagem 05: Criando um link de navegação para o menu lateral

 

Acesando a opção Barra de links superior (ver imagem 03) a página com os menus superiores é exibida, conforme a imagem 06. Nesta página podemos ver os menus existentes, criar novos e trabalhar com a herança de menus do sites superior, isso quer dizer que o menu superior pode ser herdado do site pai do site atual. Esse recurso pode ser importante para manter os mesmos menus para todos os sites, caso contrário, cada subsite terá o seu submenu. O mais utilizado, pelo menos que eu tenha visto, é ter apenas um menu superior, todos os sites filhos herdando de seus sites superiores. Mas tudo depende da necessidade do projeto, há uso para os dois modos.

Imagem 06: Configuração do menu superior do site

 

Informar os campos URL e nome do menu, conforme a imagem 07.

Imagem 07: Criando um link de navegação para o menu superior

 

Com esses dois elementos, a navegação básica do SharPoint foi configurada.

 

Navegação do SharePoint Server com a Feature de Publicação Habilitada

O SharePoint Server (Standard ou Enterprise) vem com uma feature chamada Infraestrutura de Publicação do SharePoint Server, que pode ser ativada a nível de conjunto de sites. Para ativá-la acesse a página de configuração do site (ver imagem 02) e acesse a opção Recursos do conjunto de sites que fica na categoria de Administração do Conjunto de Sites, se a opção não estiver aparecendo e as opções forem diferentes da imagem 08, significa que você não está no site superior e sim em um subsite. Acesse a opção de ir para o site de nível superior e aí sim a opção desejada será exibida.

Imagem 08: Acessando as features do conjunto de sites

 

Procurar a feature Infraestrutura de Publicação do SharePoint Server e clicar em Ativar, como mostra a imagem 09, aguardar até ser ativada. Se a feature já estiver ativa, este passo pode ser ignorado.

Imagem 09: Ativando a feature de publicação do SharePoint Server

 

Com a feature ativa a página de configurações do site exibe um menu novo para a configuração da navegação, os menus Início Rápido e Barra de links superior não são mais exibidos. Acesse o menu Navegação, como mostra a imagem 10.

Imagem 10: Acessando o menu de navegação do SharePoint

 

A página para a configuração da navegação é exibida, ela é muito mais rica e com mais recursos do que a maneira nativa do SharePoint configurar a navegação, além de centralizar na mesma página a configuração do menu superior e lateral. Mais detalhes na imagem 11. A área selecionada mostras as ações que podem ser feitas para configurar a navegação superior e lateral.

Imagem 11: Configuração da navegação do site com a feature de publicação habilitada

 

Breadcrumb

O breadcrumb é utilizado para mostrar ao usuário em que local, dentro do site, ele está localizado. A imagem 12 mostra o breadcrump em ação, onde o Modelo é o nome do site, Discussão em Equipe é o nome da lista e Assunto é o nome da visão que está sendo utilizada para exibir os dados.

Imagem 12: Utilização do breadcrumb

 

Navegação Hierárquica

O SharePoint trabalha/funciona de forma hierárquica, ou seja, tudo está dentro de algum lugar específico. Tudo começa com uma farm, que dentro dela tem vários aplicativos web, que dentro deles podem ter várias coleções de sites, que podem ter vários sites e subsites, que podem ter várias bibliotecsa e listas, que podem ter várias pastas ou arquivos. Essa estrutura é bem específica, não posse ter um documento dentro de um site, por exemplo. Documentos podem estar dentro de bibliotecas ou listas apenas.

Como a estrutura do SharePoint é hierárquica, temos alguns ganhos na navegação, porque sempre sabemos em que lugar estamos a partir do todo. Uma maneira bem simples de descobrir essa informação (a localização do usuário) é utilizando o ícone exibido na imagem 13, é basicamente uma pasta com uma flecha verde apontando para cima. Clicando nela os níveis hieráquicos são exibidos.

Mas e o breadcrumb, não vimos no capítulo anterior que ele serve para a mesma coisa? Pois é, mais ou menos, porque breadcrumb é apenas para o site atual, enquanto o botão de navegação hierárquica pode ser utilizado entre coleções de sites.

Vamos chamar essa opção de navegação hierárquica, não conheçou outro termo para isso, mas não tenho certeza se esse é o termo correto.

Imagem 12: Visualizando a navegação hieráquica do site

 

Para adicionar um link superior na navegação hierárquica é acesse a opção Conexão com o site do portal, conforme a imagem 13, a partir da página de configurações do site (imagem 02).

Imagem 13: Acessando a opção para alterar a navegação hierárquica

 

Ao acessar essa opção é possível configurar para o site exibir um item superior na navegação hierárquica ou não. Para exibir, selecione a opção Conectar ao site de portal e informe a URL e o nome que será exibido, conforme a imagem 14.

Imagem 14: Referenciado o endereço do portal principal para a navegação hierárquica

 

Ao acessar o menu de navegação hieráquica, vamos ver a opção cadastrada, conforme a imagem 15

Imagem 15: Visualizando a navegação hieráquica com o item novo

 

A alteração que fizemos na navegação hierárquica é muito utilizada em cenários com várias coleções de sites, onde temos uma coleção de sites principal e várias secundárias. Sem colocar essa conexão o usuário não consegue subir até o nível principal.

Referências

Anúncios

2 Respostas to “Navegação do SharePoint 2010”

  1. Flavio Araujo Says:

    Bem legal seu artigo Fabian, no entanto tenho uma dúvida quanto ao menu lateral, criei um site com biblioteca de wiki, organizei o início rápido, no entanto tem o item “Modificada Recentemente”, sabe se tem como excluir ou ocultar do início rápido?
    Obrigado!

    (tamo começando a usar o Sharepoint aqui na Cetil)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: