Publicando um Serviço no Windows Azure utilizando o Portal de Gerenciamento

Overview

Neste artigo vamos ver como publicar um serviço no Windows Azure utilizando o seu portal de gerenciamento, para fazer o serviço a ser publicado, leia o artigo Criando um Serviço para o Windows Azure no Visual Studio 2010, lembrando que podemos utilizar o método deste artigo para qualquer tipo de distribuição gerada pelo Visual Studo 2010, não apenas serviços.

A publicação do serviço pode ser feita de duas formas: uma diretamente no Visual Studio 2010, assim como vimos no post Publicando sua App no Azure direto do Visual Studio 2010 (pt-BR), e outra gerando o pacote de distribuição do serviço e subindo o pacote pelo Portal de Gerenciamento do Windows Azure (https://windows.azure.com/), que é o método que vamos explicar neste artigo.

Solução

Este artigo foi dividido em três pedaços:

  • Geração do Pacote de Instalação: preparação do pacote de instalação para publicação do serviço;
  • Publicação do Serviço em Modo de Preparo: publicação do serviço em modo de preparação;
  • Publicação do Serviço em Modo de Produção: publicação do serviço em modo de produção.

Geração do Pacote de Instalação

A primeira coisa a ser feita é utilizar o Visual Studio para fazer a publicação do serviço. Para isso, com o projeto já aberto no Visual Studio, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto do Windows Azure e selecionar a opção “Publish…”, a imagem 01 mostra com mais detalhes.

Imagem 01: Acionando a opção de publicação do projeto no Visual Studio 2010

 

A tela Deploy Windows Azure project é exibida e questiona o usuário se a instalação será feito diretamente do Visual Studio para o Windows Azure ou se o pacote de instalação será gerado em arquivo. Selecionar a opção Create Service Package Only, conforme a imagem 02, e prossiga.

Imagem 02: Selecionando a opção de geração do pacote de instalação

 

O projeto será empacotado e o Windows Explorer com os dois arquivos será aberto (conforme imagem 03). O arquivo com a extensão cspkg é o arquivo com os artefatos do projeto, como o assembly do serviço. O arquivo com a extensão cscfg é o arquivo de configuração do Windows Azure, nele estão definidas informações como o nome da role, o número de instâncias padrão que o serviço irá utilizar, etcs.

Imagem 03: Pacote de instalação gerado

A partir deste ponto o pacote de instalação está pronto para ser publicado no Windows Azure.

 

Publicação do Serviço em Modo de Preparo

Observação: preparo é a tradução literal para a palavra “staging”, que é o termo utilizado no idioma inglês no lugar de preparo. Basicamente significa que é um ambiente para testar o pacote antes de ser publicado oficialmente em produção.

Agora que o pacote de instalação ficou pronto devemos entrar no portal de gerenciamento do Windows Azure para fazer a publicação do serviço. Lembrando que para isso é necessário ter uma conta ativa do Windows Azure (https://windows.azure.com/). A imagem 04 mostra a página principal do portal. Selecionar a opção Serviços Hospedados, Contas de Armazenamento e CDN.

Imagem 04: Página principal do portal de gerenciamento do Windows Azure

 

Selecionar a assinatura ativa conforme a imagem 05.

Imagem 05: Exibição das assinaturas ativas

 

Criar um novo serviço hospedado, conforme a imagem 06.

Imagem 06: Criação de um novo serviço hospedado

 

Para a criação de um novo serviço hospedado é necessário preencher várias informações, para facilitar o entendimento dividi o formulário nas imagens 07 e 08. Os campos são:

  • Inserir um nome para o serviço: é o nome do host do serviço;
  • Inserir um prefixo de URL para o serviço: é a url que o serviço terá depois que for publicado em produção, se uma url que já está sendo utilizada no Windows Azure for informada, o formulário irá exibir uma mensagem informando que o endereço selecionado não está disponível;
  • Escolher uma região ou grupo de afinidade: é possível escolher a região em que o data center do Windows Azure se localiza;
  • Opções de implantação: a implantação do serviço pode ser feita em ambiente de preparo ou de produção. Se for publicado em modo de preparo a url do serviço será gerada automaticamente de forma aleatória. Em modo de publicação o serviço será publicado com o endereço informado no campo anterior “URL para o serviço”;
  • Nome da implantação: é o nome da implantação do serviço;
  • Local do pacote (imagem 08): clique em “Procurar localmente…” para selecionar o pacote de instalação do serviço que será publicado no Windows Azure, é o mesmo que foi gerado na imagem 03;
  • Arquivo de configuração (imagem 08): clique em “Procurar localmente…” para selecionar o arquivo de configuração do pacote de instalação do serviço, é o mesmo que foi gerado na imagem 03;

Observação: o formulário possui outras opções que podem ser configuradas, mas não são necessárias para o funcionamento do serviço neste artigo.

Imagem 07: Preenchendo o formulário para a publicação do serviço

    

Imagem 08: Informando o local do pacote do serviço e do arquivo de configuração

  

Ao pressionar o botão OK uma mensagem de aviso é exibida (imagem 09), essa mensagem informa que o SLA (nível de garantia de serviço) de 99,95% não está ativo enquanto somente 1 instância do serviço for utilizada. Esse número poderia ser aumentado no arquivo de configuração do serviço, mas como estamos utilizando apenas para demonstração, não é necessário ter 2 instâncias do serviço ativas.

Imagem 09: Aviso de não garantia do SLA de 99,5% sendo exibido

 

A partir de agora é necessário aguardar o serviço ser publicado, esse processo leva de 10 a 15 min, passando por várias etapas. As imagens 10, 11 e 12 mostram algumas etapas desse processo.

Imagem 10: Serviço sendo preparado para publicação

Imagem 11: Publicação em andamento

Imagem 12: Publicação em andamento

A partir do momento que o status e ambiente estão todos como Pronto (imagem 13) o serviço está pronto para ser utilizado.

Imagem 13: Publicação em modo de preparo concluída

Agora que o serviço foi publicado, vamos testá-lo. Para isso é necessário pegar a url do serviço como mostra a imgem 14.

Imagem 14: Obtendo a URL do serviço para teste

Após copiar o endereço do serviço aba uma nova janela e colar o endereço, lembrando-se de colocar o nome do serviço WCF (svc) junto na URL. A URL final fica como exibido na imagem 15. Em casos de terem sido criados vários serviços WCF dentro do mesmo projeto será necessário testar várias URL, ou seja, ao invés de utilizar “/Service1.svc” iriam utilizar “/NomeServico.svc” para todos eles.

Imagem 15: Serviço instalado com sucesso

A partir de agora o serviço pode ser utilizado por alguma aplicação, lembrando que o nosso exemplo não tem regra alguma, somente os métodos padrão gerados pelo Visual Studio.

 

Publicação do Serviço em Modo de Produção

A publicação do serviço em produção pode ser feita de duas formas, a primeira é selecionar a opção “Implantar em ambiente de produção”, conforme a imagem 07, a outra é fazendo com que um serviço em modo de preparo seja publicado em produção. Para isso é necessário selecionar o serviço que será publicado em produção e acessar a opção “VIP de Permuta”, conforme a imagem 16.

Imagem 16: Acessando a opção para publicar o serviço em produção

A tela com a explicação do funcionamento do VIP de permuta é exibida, selecione OK para confirmar, conforme a imagem 17.

Imagem 17: Confirmação da publicação em produção

Ao verificar o status do serviço podemos ver que a coluna ambiente agora se encontra em produção e não mais em preparo como anteriormente (imagem 18).

Imagem 18: Serviço publicado em produção

Para testar o serviço, vamos acessar o endereço definido na publicação do mesmo, passando o nome do serviço WCF, conforme a imagem 19.

Imagem 19: Testando o serviço com a URL de produção

A partir de agora é possível fazer um aplicativo para consumir o serviço.

 

Referências:

Anúncios

3 Respostas to “Publicando um Serviço no Windows Azure utilizando o Portal de Gerenciamento”

  1. SharePoint 2010 e Windows Azure: Utilizando o Poder da Nuvem no Seu Portal « Fabian André Gehrke Says:

    […] Publicando um Serviço no Windows Azure utilizando o Portal de Gerenciamento […]

  2. SharePoint 2010 e Windows Azure: Integração Utilizando Silverlight « Fabian André Gehrke Says:

    […] etapa necessária é a publicação no Windows Azure do serviço que acabamos de criar. No artigo Publicando um Serviço no Windows Azure utilizando o Portal de Gerenciamento tem a explicação detalhada de como fazer esta publicação. Depois que a publicação tiver […]

  3. SharePoint e Windows Azure: Integração Utilizando JavaScript « Fabian André Gehrke Says:

    […] etapa necessária é a publicação no Windows Azure do serviço que acabamos de criar. No artigo Publicando um Serviço no Windows Azure utilizando o Portal de Gerenciamento tem a explicação detalhada de como fazer esta publicação. Depois que a publicação tiver […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: