Criando um Serviço para o Windows Azure no Visual Studio 2010

Overview

Neste artigo vamos falar sobre a primeira etapa para a utilização de um serviço no Windows Azure: a criação do projeto no Visual Studio. Não tenho como objetivo explicar o funcionamento do Windows Azure e aprofundar em outros assuntos, meu objetivo é simplesmente mostrar como criar um serviço para ser publicado no Windows Azure. Para mais informações sobre os assuntos relacionados, procurar nas referências.

Solução

O primeiro passo é criar um projeto utilizando o template Windows Azure Project, como demonstra a imagem 01. Porém este template não faz parte da instalação do Visual Studio, é preciso baixar e instalar o Windows Azure SDK and Windows Azure Tools for Microsoft Visual Studio (March 2011) separadamente. Após a instalação, o template de Windows Azure estará disponível.

Imagem 01: Criação do projeto para o Windows Azure

 

O tipo de projeto será o do Windows Azure, mas agora devemos especializar ele informando o tipo de role que será utilizada. No Windows Azure temos três roles disponíveis: web Role, que é uma role hospedada no IIS (web), worker role, que é uma role é um executável como um serviço ou processo e a VM role, que permite subirmos uma máquina virtual para o Azure.

A próxima etapa é selecionar qual role será utilizada, existem várias opções como ASP.NET Web Role, ASP.NET MVC 2 Web Role, Worker Role, CGI Web Role, Siverlight Business Application e a role que vamos utilizar que é a WCF Service Web Role, conforme a imagem 02.

Imagem 02: Seleção do tipo de projeto WCF Service Web Role

 

A partir de agora o projeto está criado e já possui um código de exemplo. Ao acessar o Solution Explorer você verá que existem dois projetos. Um deles é um projeto WCF, que contém o serviço que vamos utilizar para expor a regra de negócio e o outro é um projeto específico do Azure, que contém toda a configuração do serviço e como ele será executado no Windows Azure.

Imagem 03: Projeto criado com código de exemplo

 

Criamos um serviço com métodos de exemplo prontos para serem usados e preparado para ser publicado imediatamente no Windows Azure. Agora bastaria a crição das regras de negócio do serviço conforme sua necessidade.

 

Referências:

Anúncios

4 Respostas to “Criando um Serviço para o Windows Azure no Visual Studio 2010”

  1. Publicando um Serviço no Windows Azure utilizando o Portal de Gerenciamento « Fabian André Gehrke Says:

    […] utilizando o seu portal de gerenciamento, para fazer o serviço para ser publicado, leia o artigo Criando um Serviço para o Windows Azure no Visual Studio 2010, lembrando que podemos utilizar o método deste artigo para qualquer tipo de distribuição gerada […]

  2. SharePoint 2010 e Windows Azure: Utilizando o Poder da Nuvem no Seu Portal « Fabian André Gehrke Says:

    […] Criando um Serviço para o Windows Azure no Visual Studio 2010 […]

  3. SharePoint 2010 e Windows Azure: Integração Utilizando Silverlight « Fabian André Gehrke Says:

    […] primeira etapa é criar um projeto de Azure no Visual Studio 2010, o artigo Criando um Serviço para o Windows Azure no Visual Studio 2010 explica como fazer isso. Depois do projeto criado, siga as intruções […]

  4. SharePoint e Windows Azure: Integração Utilizando JavaScript « Fabian André Gehrke Says:

    […] primeira etapa é criar um projeto de Azure no Visual Studio 2010, o artigo Criando um Serviço para o Windows Azure no Visual Studio 2010 explica como fazer isso. Depois do projeto criado, siga as intruções […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: