The Developers Conferente 2011–Floripa SC

Neste final de semana aconteceu o maior evento de informática (que tenho conhecimento) em Santa Catariana, contou com praticamente 1000 inscritos. Este evento é o TDC 2011, realizado em Florianópolis nos dias 20 e 21/08/2011.

Esta foi a 4ª vez que o evento foi realizado em Floripa e a 2ª vez que possui trilha .NET. O evento era essencialmente Java e atualmente conta com diversas trilhas separadas em dois dias. No sábado tivemos web, Java, SOA/Cloud, .NET, empreeendedorismo, testes e no domingo arquitetura, mobile, Ruby/Python, Arduino, agile, PHP. Além dessas trilhas teve uma trilha especial chamada Stadium, onde o participante pode assistir a melhor palestra de cada trilha.

Em 2011, assim como ano passado, tive o grande prazer de poder participar como palestrante do evento, obrigado Renato Haddad pelo convite. Participei da trilha de .NET falando sobre SharePoint e Azure.

O evento começou com a abertura geral no auditório principal, foi legal ver todo mundo reunido e conhecer um pouco melhor das outras trilhas. A Yara Senger abriu o evento mostrando que a dinâmica da trilha Staduim era justamente para movimentar os participantes durante o evento, criando assim uma maior integração, e solicitou que houvesse a interação entre as comunidades ali distruibidas em trilhas. O auditório estava literalmente cheio, todas as cadeiras ocupadas, galera de pé e muita gente do lado de fora tentando ouvir. Lotou mesmo!

Após a abertura participei da trilha de .NET, o primeiro palestrante foi o Felipe Ferreira, que falou sobre a nova geração de relatórios. É um projeto que está em desenvolvimento e o seu nome é Crescent, que permite a criação de relatórios diretamente pelo usúario final utilizando o SharePoint e muito Silverlight. Fiquei muito empolgado com o relatório criado pelo Felipe, muito fácil e o resultado final é muito bom. Não vejo a hora do SQL “Denali” ser lançado.

A próxima palestra foi com o Renato Haddad, que falou sobre as novidades do Entity Framework 4.1. A palestra foi bastante prática e forneceu uma visão geral dos novos recursos.

O almoço foi regado a lanches do Subway, que montou uma estrutura especialmente para atender ao público do evento.

A primeira palestra da tarde foi um mix do Renato Haddad com o Elemar Jr, onde o Haddad falou sobre LINQ e expressões Lambdas, explicando como utilizar e dando várias dicas. Na vez do Elemar ele falou sobre DLR e como linguagens como IronPhyton e IronRubi funcionam no framework. Fiquei muito surpreso com a palestra, mostrou um conteúdo que teve muita novidade para mim.

Imagem 01: Elemar Jr (esquerda) e Renato Hadda (direita) falando sobre lambda e DLR expressions.

A palestra seguite foi com o André Carlucci e Manoel dos Santos criando um aplicativo para Windowo s Phone 7. A novidade foi a dinâmica e integração dos assuntos desenvolvimento e design. O Manoel simulou uma solicitação de aplicativo criando um wireframe no Stakeflow. E o André criou o aplicativo utilizando MVVM e depois devolveu para o Manoel finalizar o layout e deixar o aplicativo mais amigável ao usuário final. Olha, ficou muito show. Designer faz muita diferença.

Imagem 02: André Carlucci falando sobre MVVM

O Elemar voltou para falar sobre XNA 3D, falou do conceito de desenvolvimento de jogos, dos 5 eventos básicos que um jogo tem e foi avançando mostrando exemplos de rotinas para criação de jogos cada vez mais complexas. Começou com triângulos se movimentando ao comando do mouse e acabou mostrando uma nave voando pelo cenário. Fiquei de boca aberta a palestra inteira, gostei muito.

Após descer muito o nível com o Elemar e o XNA, fiquei responsável por trazer o pessoal de volta e falar um pouco mais de negócio. A minha palestra foi sobre SharePoint e Azure, comecei mostrando os conceitos básicos de SharePoint e sua aplicação em corporações e na web, mostrei Azure e seus recursos. Com o pessoal todo alinhado mostrei as principais maneiras de integrar os dois e o poder que isso nos dá. Perguntas como “não fica lento rodando fora da rede local?” foram feitas e respondi mostrando as demos que tinha preparado, depois delas as perguntas foi automaticamente respondidas, o pessoal gostou bastante. Legal que todo evento que participo sempre tem alguém que vai focado em ver a palestra de SharePoint.

Imagem 03: Fabian (eu) falando de SharePoint e Azure, pelo menos esse ano a camiseta não foi rosa pink

A última palestra do dia foi novamente com o André Carlucci falando sobre o RIA Services e o seu funcionamento. Eu já tinha muito ouvido falar sobre o assunto, mas nunca cheguei a ver tão detalhamente como vi neste evento.

Para finalizar o evento tivemos o fechamento do sábado e sorteio de brindes, chamaram todos os palestrantes no palco e o sorteio foi feito.

Imagem 04: Encerramento e sorteio de brindes

 

Imagem 05: Encerramento e sorteio de brindes

Concluíndo, o TDC é um evento que cresce muito a cada ano e vem se consolidando como um dos eventos obrigatórios para desenvolvedores e pessoas que trabalham com informática colocarem em suas agendas anuais. Que venha o TDC2012!

 

Links:

Apresentação SharePoint e Azure: Integrando o Seu Portal com a Nuvem

Mais Fotos

Anúncios
Publicado em Eventos. 2 Comments »

2 Respostas to “The Developers Conferente 2011–Floripa SC”

  1. Fernando Correia Says:

    Excelente relato, Fabian. E parabéns pela sua participação na comunidade.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: