Evento de Lançamento do Canal TechShare

Nos dias 29 e 30 de junho de 2010 aconteceu o lançamento do Canal TechShare em São Leopoldo/RS. O evento e a comunidade TechShare são focados em tecnologia SharePoint e consequentemente, em várias outras tecnologias e produtos relacionados como Windows Server, SQL Server, Office, Windows Azure, Office 365, System Center, Lync, Exchange, etc. A palavra de ordem aqui é integração, o que o SharePoint faz muito bem.

O evento foi dividido em duas audiências: tomadores de decisão, realizadas no período da manhã e técnica, no período da tarde. Foi a primeira vez que participei de um evento dessa dimensão em SharePoint, dois dias falando em SharePoint uma ideia muito interessante.

Imagem 01: Banner na entrada do evento

O evento começou com a abertura do evento feita pelo Bruno Velaz e Heber Lopes, onde explicaram os objetivos da comunidade Canal TechShare e apresentaram os palestrantes.

Imagem 02: Abertura do evento

A primeira palestra do dia foi com o Bruno Velaz fazendo a introdução ao SharePoint, ele fundamentou vários recursos do SharePoint e conseguiu mostrar para o público a que o SharePoint veio e qual o seu propósito. O que acho mais interessante nessas palestras introdutórias de SharePoint é que cada palestrante agrega coisas diferentes e que ajudam muito a platéia a conhecer o produto, mesmo já tendo visto palestras sobre o mesmo assunto.

i

Imagem 03: Palestra do Bruno Introdução ao SharePoint

A palestra seguinte foi sobre o licenciamento do SharePoint, um tema que gera muita dúvida. Os palestrantes foram o Bruno Velaz, Heber Lopes e o Guilherme Gouveia, que não fizeram uma palestra, fizeram um show. A dinâmica foi muito interessante, onde faziam perguntas ao público e realmente interegiam com eles. Foi a primeira vez que vi uma palestra feita por três pessoas e gostei muito. Muitas dúvidas do público foram sanadas.

Imagem 04: Heber interagindo com o público

Após o almoço, o Bruno Velaz falou sobre BI e como o SharePoint é importante na plataforma de BI da Microsoft, e o poder do Performance Point, que é um recurso nativo do SharePoint.

Em seguinda o Heber Lopes e eu falamos sobre a composições, que é o conjunto de recursos do SharePoint que nos permite compor recursos, funcionalidades, ferramentas em soluções de negócio. O Heber montou um fluxo de trabalho no Visio, importou no SharePoint Designer e executou no SharePoint. Eu apresentei algo voltado ao desenvolvimento como eventos de listas e bibliotecas, web parts e integração do Silverlight com o SharePoint. O público gostou bastante de ter visto as coisas serem feitas ao vivo.

Imagem 05: Fabian falando de composições

No segundo dia do evento a primeira palestra foi sobre Office 365, onde o Heber Lopes mostrou como funciona o Office 365 internamente, mostrou os recursos do Windows Server 2008 R2 e System Center. O público adorou quando ele fez o live migration de uma máquina virtual de um servidor Hyper-V para outro. Eu mostrei um arquivo Excel consumindo dados a partir do SQL Azure e o recurso de sandbox solution do SharePoint 2010, que permite a criação de artefatos de programação (customizações) e publicar no SharePoint OnPremisse ou no SharePoint Online.

Imagem 06: Heber e Fabian falando sobre Office 365

A próxima palestra foi sobre o Dynamics CRM, a solução de CRM da Microsoft. O Bruno Velaz e o Guilherme Gouveia apresentaram a solução na versão 2011. Além de demonstrar a ferramenta, o palestrante focou bastante nas regras de negócio de CRM, como um CRM funciona e o que ele faz.

No início da tarde a primeira palesta foi com o Bruno Velaz, falando de gerenciamento de conteúdo web. Mostrou sobre os recursos do SharePoint como tipos de conteúdo, colunas de site, templates, páginas de publicação e customizações visuais. Fez as demos utilizando o próprio site do Canal TechShare, já falando aos participantes como podem fazer para contribuir.

Chegou a minha hora de falar de SharePoint com Azure, iniciei o tema computação na nuvem para o pessoal. Expliquei como funciona o Windows Azure, seus objetivos e mostrei algumas fotos de como são os Data Centers em containers. Após o público estar ambientado sobre o Windows Azure, falei da integração da plataforma SharePoint com o Azure, focando nas maneiras de integrar e quais os recursos do SharePoint podem ser utilizados.

Imagem 07: Fabian André Gehrke falando de SharePoint e Azure

A última palesta do dia foi feita pelo Guilherme Gouveia e pelo  Rafael, com participação especial do Heber. O pessoal falou sobre o InfoPath e seu poder em criar soluções rápidas e que atendam às necessidades de negócio, inclusive soluções complexas. O Heber participou interagindo com o público, fazendo perguntas e solicitando ao público seus questionamentos. O Guilherme e o Rafael arrasaram respondendo todas as “pegadinhas” que o Heber armava e o público adorou demais essa dinâmica.

Imagem 08: Guilherme, Heber e Rafael falando sobre formulários InfoPath

Concluíndo, o evento foi o máximo, pudemos trocar experiências entre os palestrantes, mostrar recursos novos e um pouco do nosso conhecimento ao participantes. Espero que o próximo saia logo.

Agradecimento especial ao Bruno (e Sra Velaz) pelo convite e pela hospedagem.

Imagem 09: Palestrantes do evento – Fabian André Gehrke, Guilherme Gouveia, Heber Lopes, Bruno Velaz,  Rafael Debus e Miklos Laitano (da esquerda para a direita)

Link da apresentação de SharePoint e Azure: Canal TechShare – SharePoint com Azure

Fotos: Fotos

Anúncios
Publicado em Eventos. 2 Comments »

2 Respostas to “Evento de Lançamento do Canal TechShare”

  1. Eduardo Freire Says:

    Fabian,

    Bacana o evento. Comentei com Velaz e Heber o nível que vocês estabeleceram no evento. Não só de conhecimento técnico( isso é inquestionável) mas o nível que empolgação/interação com o público. Isso é o mais importante!
    Parabens a Todos!!

    • Fabian André Gehrke Says:

      Eduardo,

      Já tinha visto o seu comentário quando você publicou e acabei não respondendo.

      Concordo com você, o evento tá (e foi) muito bom. Gostei muito de ter participado, o pessoal tem uma energia incrível. O mais legal é que o público também fica empolgado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: