Instalação automática dos pré-requisitos do SharePoint 2010

Para iniciar a instalação do SharePoint 2010 é necessário apenas ter uma máquina (preferencialmente recém formatada e atualizada) com o Windows Server 2008, conexão a internet e o instalador do SharePoint. Mas aí vem algumas dúvidas comuns no momento da instalação:

  • Que softwares eu preciso instalar para poder instalar o SharePoint (o SQL Server não faz parte do escopo, estamos falando apenas da instalação e não configuração do SharePoint)?
  • Preciso instalar o IIS?
  • Qual versão do .NET Framework instalar?

A resposta para todas elas é a seguinte: nenhum/não, o instalador do SharePoint se encarrega de tudo isso para você. Ele habilita o IIS e o .NET Framework no servidor, baixa e instalar todos os demais pré-requisitos. Instalar o SharePoint 2010 ficou uma tarefa muito simples.

Essa instalação é muito simples e funciona muito bem, mas podemos imaginar dois cenários que poderiam ter uma abordagem diferente:

  • Instalação do SharePoint em várias máquinas, ele terá que baixar todos os requisitos novamente para cada servidor; e
  • Instalação do SharePoint em servidor sem acesso a internet;

Como resolver este problema? Baixando os pré-requisitos do SharePoint manualmente e fazendo com que o instalador execute os instaladores. O objetivo deste artigo é mostrar como automatizar a instalação dos pré-requisitos do SharePoint 2010, passos posteriores como a instalação do SharePoint não serão abordados.

Preparação da Instalador

O primeiro passo para essa automatização é a preparação do novo instalador, temos que pegar o instalador padrão do SharePoint e adicionar os instaladores e configurações adicionais.

O SharePoint 2010 é comumente distribuído na forma de um ISO ou de um executável, abaixo vamos explicar em como proceder para cada caso, mas antes disso, criar a pasta InstaladorSharePoint no diretório C:.

ISO: Se você tiver um ISO do SharePoint é necessário que a imagem seja montada num emulador ou até mesmo gravada em um CD ou DVD. Com o acesso ao conteúdo do ISO, copiar tudo e colar na pasta C:\InstaladorSharePoint.

EXE: Abrir o prompt de comando (CMD) e ir até o diretório em que o arquivo EXE estiver. Depois digitar a minha de comando SharePoint.exe /extract:c:\InstaladorSharePoint (o nome do executável pode ser diferente de SharePoint), ele irá extrair todo o conteúdo do EXE e copiar para a pasta que estamos usando para o novo instalador do SharePoint.

O próximo passo é criar um arquivo chamado PrerequisiteInstaller.Arguments.txt dentro da pasta c:\InstaladorSharePoint, é nele que vamos indicar ao instalador dos pré-requisitos onde encontrar os instaladores.

Importante: o conteúdo do arquivo deve estar em uma linha só separando os parâmetros por espaços, no exemplo de conteúdo na listagem 01 não está assim para facilitar o entendimento. Se o arquivo estiver mal formatado, não irá funcionar.

/SQLNCli:PrerequisiteInstallerFiles\sqlncli.msi

/ChartControl:PrerequisiteInstallerFiles\MSChart.exe

/KB976462:PrerequisiteInstallerFiles\Windows6.1-KB976462-v2-x64.msu

/IDFXR2:PrerequisiteInstallerFiles\Windows6.1-KB974405-x64.msu

/FilterPack:PrerequisiteInstallerFiles\FilterPack.msi

/Speech:PrerequisiteInstallerFiles\SpeechPlatformRuntime.msi

/Sync:PrerequisiteInstallerFiles\Synchronization.msi

/ADOMD:PrerequisiteInstallerFiles\SQLSERVER2008_ASADOMD10.msi

/ReportingServices:PrerequisiteInstallerFiles\rsSharePoint.msi

/SpeechLPK:PrerequisiteInstallerFiles\MSSpeech_SR_en-US_TELE.msi

Listagem 01 – Conteúdo do arquivo PrerequisiteInstaller.Arguments.txt

O conteúdo do arquivo PrerequisiteInstaller.Arguments.txt são escritos no seguinte formato: /NomeParametro:EndereçoInstalador, ou seja, /SQLNCli significa o nome do parâmetro que está sendo informado e o PrerequisiteInstallerFiles\sqlncli.msi é o endereço relativo do instalador do requisito SQLNCli, ou seja, c:\InstaladorSharePointPrerequisite\InstallerFiles\sqlncli.msi

Todos os requisitos de software podem ser baixados no link: Hardware and software requirements (SharePoint Server 2010), a imagem 02 mostra o nome dos pré-requisitos necessários.

Instalação dos Pré-requisitos

Com o instalador pronto vamos a instalação, para isso vá até o diretório c:\InstaladorSharePoint, lá teremos duas opções para a instalação: splash.hta, que irá exibir a tela da imagem 01 ou o PrerequisiteInstaller.exe, que é o instalador dos pré-requisitos propriamente dito. Qualquer das duas opções o resultado será o mesmo, os requisitos intalados.

Imagem 01: Tela de instalação do SharePoint 2010

Ao iniciar os instalador dos pré-requisitos a imagem 02 será exibida informando o que será feito no processo.

Imagem 02: Instalação dos pré-requisitos

Ao final da instalação a imagem 03 será exibida com o resultado. Se o pacote criado estiver com problemas a os erros serão exibidos na dela de conclusão. Será necessário corrigir os erros e tentar a instalação novamente. Depois de todos os erros corrigidos, ou se nenhum erro aconteceu, copiar o instalador para algum local e usá-lo como base das próximas instalações.

Imagem 03: Conclusão da instalação dos pré-requisitos

Anúncios
Publicado em Infra. Tags: . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: