ECO Developers–Curitiba 2010

Sábado de manhã foi mais um dia que madrugamos para participar de eventos da comunidade. Saímos de Blumenau às 04:30 da manhã para chegar a tempo em Curitiba para ver o ECO Developers e reencontrar os amigos.

O evento começou com o Lucas Romão sobre Azure, que explicou muito bem a plataforma Azure – Windows Azure e um pouco de SQL Azure. Como ele mesmo disse: “A nuvem é verde”.

Zavaschi falou sobre BI, muito interessante que cada palestra dele que eu assisto é uma nova palestra, ele consegue trabalhar o mesmo assunto (BI) de várias formas diferentes cada vez.

A última palestra antes do almoço foi do Marcelo Otto, que deu uma visão de algo que não estamos acostumados a ouvir. Ele trabalha no HSBC e faz parte de um grupo interno de gerenciamento de capacidade, onde o principal objetivo é racionalizar o uso de recurso computacional. Como ele mesmo disse: “fazer mais com menos”, que significa tentar utilizar os recursos de forma equilibrada em relação à capacidade do equipamento com performance do software. Deu várias dicas importantes sobre como melhorar o uso de TI (incluindo desenvolvimento) voltado à ecologia.

Após ao almoço vimos um case que está fazendo sucesso: Thineco, apresentado pelo André Ruschel. O Thineco é um thinclient (terminal burro) feito a partir de computadores reciclados e montados em uma estrutura de papelão. Uma coisa muito interessante que o André falou foi que o objetivo do projeto é reaproveitar equipamentos e materiais que estariam sendo descartados, como computadores antigos e papelão.

Será que é resistente?

Logo após o Rogério Cordeiro (Microsoft) falou sobre o Visual Studio 2010, apresentando várias dicas de como tornar o desenvolvimento mais produtivo e dando exemplos de códigos bem feitos (ocupam menos recursos de hardware e tempo) e códigos mal feitos (ocupam mais recursos de hardware e tempo). Passou a mensagem de que programas bem feitos economizam energia.

Para finalizar a grade de palestras foi a vez do Edson falar sobre desenvolvimento com SharePoint 2010. Posso dizer que é um pouco estranho participar de uma palestra de SharePoint como ouvinte, mas foi muito divertido.

Abaixo algumas fotos que tiramos com o pessoal:

Alguns dos palestrantes: @andreruschel, Thiago (organizador do evento), @rogerioc, @lucasromao, @zavaschi e eu de metido

Os amigos @zavaschi e @lucasromao, eu e a @BeNany

A grade e o nível dos palestrantes estavam excelentes, fez valer a pena o deslocamento de mais de seis horas de carro (ida e volta).

Álbum de fotos completo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: